DR – Discutindo a Redação Publicitária

O blog que solta o verbo sobre o texto publicitário

Postaço – o uso de superlativos

Publicado por Aline Rodrigues em 29/12/2010

Marcas necessitam ser diferenciadas de concorrentes. E é também para esse fim que acham na publicidade uma maneira de se distinguirem.

Os criativos encarregados para esse objetivo encontram diversas saídas. Uma delas é o uso dos superlativos, que visa apontar ou intensificar alguma característica da marca/produto/serviço e pretende elevar uma qualidade ao máximo.

Existem graus de superlativos e a redação publicitária utiliza praticamente todos eles.

Veja alguns exemplos:

A Rossi Residencial criou um adesivo para ser colado em notas fiscais que tinham o valor maior ao da parcela do imóvel. O texto da peça usa o grau superlativo comparativo de superioridade (com o advérbio mais), pois comparou os dois valores. Isso deixou a qualidade da marca (preço baixo) mais notória ao consumidor.

Nesse anúncio da Alcateia com a Intel o grau é comparativo de igualdade (como), pois atribui os adjetivos rápidos e confiáveis ao produto e à equipe de vendas.

Já para mostrar que uma qualidade ultrapassou seu nível comum usa-se o grau superlativo absoluto. No caso da propaganda da cerveja Imperial foi utilizado o analítico, pois foi acrescentado o sufixo aça no substantivo adjetivado cerveja.

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