Argumenta que o público não questiona

O anúncio “Voto”, criada pela 9mm Propaganda para a Ric Record SC em 2008, usou o viés apolíneo (racional) para o convencimento do leitor.

O modelo apolíneo (de Apolo, deus da profecia) respeita o esquema aristotélico, que é estruturado em fases:

– Exórdio: é a introdução do enunciado, o título.
– Narração: é a apresentação dos fatos.
– Prova: é a demonstração e comprovação da narração.
– Peroração/ epílogo: a recapitulação do discurso, volta ao título, e o convida à ação.

O texto apolíneo é afirmativo, argumentativo, claro e preciso, a fim de evitar questionamentos. Ele faz uso especial da função de linguagem conativa (apelativa), que explora os vocativos e formas verbais ou expressões no imperativo a fim de influenciar o leitor a uma ação futura (por isso Apolo – profecia).

O anúncio:

O tema é eleição, e a partir dele foi criado um texto abordando palavras da mesma constelação semântica (palavras e expressões pertencentes ao mesmo universo linguístico), conhecido como gancho natural.

As palavras são: corrige (na imagem), confirma (e), anule e branco. Os verbos e o substantivo usados no texto estão ligados ao tema: eleição.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Argumenta que o público não questiona

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s