Sorria, você está sendo estereotipado

Como procedimento persuasivo, a propaganda faz uso do estereótipo (imagem preconcebida de pessoas, coisas ou situações).

O estereótipo pode ser por crenças, cultura, etnia, religião, classe social, idade, etc. O criativo recorre a essa ferramenta por criar identificação, aceitação e confiança no consumidor.

Um exemplo de criação para identificação do consumidor com a marca é o anúncio do sabonete Lux para pele morena e negra, Peróla Negra.

A peça tem como modelo a atriz Isabel Fillardis e diz “Ligue o chuveiro, cubra-se de espuma e transforme-se em pérola negra”.

Já para criar confiança, exemplifico com o uso de “dentistas” para falar de creme dental.

Este filme da Oral-B é protagonizado por um homem vestido de branco e se diz um expert. Até mesmo seu CRM aparece na tela. Ele se refere ao produto anunciado de forma bastante profissional, indicando-a. Isso é um testemunhal (que falarei em outro post).

Estes exemplos mostram como o uso da fórmula consagrada do estereótipo pode influenciar na escolha da compra.

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