Nada se cria, tudo se adapta

Marcel Duchamp trouxe às artes plásticas e à intertextualidade o ready-made (o já pronto), que consiste em deslocar o contexto original de um objeto e atribuir-lhe um novo sentido, um novo significado.

O discurso publicitário se apoderou do conceito desse processo criativo associativo, pois o ready-made possibilita editar informações do repertório cultural da sociedade, facilitando a compreensão do discurso.

Na propaganda, essa apropriação é bastante usada no campo sonoro. Inúmeros filmes comerciais aproveitam músicas conhecidas pela massa de forma integral, sem nenhuma alteração.

Este comercial da companhia aérea GOL, criada pela AlmapBBDO, apresentou como trilha sonora a canção “A dois passos do paraíso”, da banda Blitz. A letra da música e o campo visual da propaganda se encaixaram tão bem que levou bronze em Cannes em 2006. A canção foi usada integralmente, mas o seu contexto ganhou outro significado. Confira:

Veja também o ready-made em impressos. A série de anúncios criados pela DM9DDB para o banco de imagens Latin Stock usou fotografias históricas, acrescentando somente o texto e o logotipo do anunciante. Ou seja, a imagem já estava pronta, apenas o seu significado foi mudado. A campanha ganhou ouro em Cannes 2009 na categoria press. Clique nas imagens para vê-las maiores.

 DM9DDB banco de imagens Latin Stock

dm9 banco de imagens latin stockdm9 banco de imagens latin stockdm9 banco de imagens latin stockdm9 banco de imagens latin stockdm9 banco de imagens latin stock

Anúncios

3 pensamentos sobre “Nada se cria, tudo se adapta

  1. Cê está confundindo ready made com apropriação, uma vez que ready made pressupõe objectos industrializados feitos em série.

    Curtir

  2. Sinto muito, mas a música já é catalogada como uma arte e portanto não pode ser Ready made. Pode ser outra coisa de igual quando associada a outra arte. Se a Gol quer um comercial ready made ela teria que pôr duas colheres em cima de uma mesa plástica e do outro lado da mesa um grotesco pneu. Até que alguém lesse; duas colheres em cima de uma mesa plástica + pneu + comercial da GOL = Estou a dois passos do paraíso. : ) .
    Não chore!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s