Publicitário é Poeta. Quem não acredita, Pateta

A função de linguagem poética é capaz de despertar no leitor prazer estético, pois valoriza a combinação rítmica e sonora das palavras.

Quem produz um texto poético se preocupa com a construção da mensagem e com a forma na qual ela foi organizada. É bastante comum o uso de figuras de linguagem, pois é afetiva, sugestiva, subjetiva, conotativa, metafórica. Os jogos de códigos também são muito explorados nessa função, que produz um efeito estético.

As modalidades discursivas que comumente adotam a poética são: música, obras literárias, cinema, teatro e propaganda, que é a que nos interessa por enquanto.

O efeito que a função poética causa no consumidor é o imaginativo, o prazer em ler (ou ouvir), o que gera maior memorização.

O discurso poético corresponde fielmente ao sistema AIDA (atenção, interesse, desejo e ação). A sonoridade do texto chama a atenção do público, que mantém o interesse nas rimas ou nos jogos de códigos. O desejo é consequência do prazer sonoro, causando a ação do consumo.

A Taterka criou para a linha Natura Todo Dia o filme Rotina, que explora a poética. Pode-se observar a musicalidade da mensagem.

O mesmo acontece com o filme Menos é Mais – Havaianas, criado pela AlmapBBDO. Veja:

A Wegacom criou para o Bistrô Margs um anúncio impresso rítmico, que causa sonoridade. É comum que o leitor retorne à leitura. Ótimo para a finalidade do texto.

A aliteração também é comum em textos poéticos na propaganda, principalmente nos slogans, mas fica para um próximo post.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Publicitário é Poeta. Quem não acredita, Pateta

  1. Olá Aline,

    Obrigado pela visita e pelo comentário! Estive lá esse ano para prestigiar o trabalho de todos vocês. Parabéns pela conquista e pelo blog, suas críticas são muito boas! Relaxa se o GP não veio esse ano, a peleja é dura, mas o resultado e digno oks? bjs e espero te ver no FUC IV!

    Curtir

  2. Pingback: Quem canta seus clientes encanta – Jingles « DR – Discutindo a Redação Publicitária

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s