Slogan, a gente vê por aqui (parte 1)

Slogan é uma mensagem curta, de fácil memorização e que atribui valores/características a um produto/serviço/marca.

Parece indefeso, mas o slogan é uma arma poderosa na guerra pela mente do consumidor.

E também parece fácil, mas essa frasezinha exige muito do redator, que invade o mundo dos recursos retóricos e literários em busca do mais belo efeito linguístico.

Observe alguns deles:

Aliteração – Consiste na repetição de sons consonantais semelhantes ou idênticos.

Ex.: “Pronto para percursos pesados” – Rebook (tênis)

Sua casa, seu orgulho, Suvinil” – Suvinil (tinta)

Prosopopéia (Personificação) – É atribuir características e habilidades humanas a seres inanimados.

Ex.: “O brinquedo que brinca com a criança” – Robobrink (brinquedo

“A TV que agradece o seu carinho.” – SBT (emissora de TV)

Paralelismo – Consiste em indicar o paralelo entre dois termos. Repete a estrutura para esboçar idéias diferentes.

Ex.: “Você tem seu estilo. A Renner tem todos” – Renner (loja de roupas e acessórios).

Metonímia – É a substituição de termos com relação lógica e constante de sentido.

Ex.: “Hoje é dia de sofá” – Blockbuster (locadora). O sentido de assistir filmes na sala de casa é substituído pela palavra “sofá”.

A intertextualidade também é um recurso de apoio na criação de um slogan. Há quem chame de trocadilho.

Perfeito para você.”  Itaú Personalité, que parafraseia o slogan do próprio Itaú – “Feito para você”.

“Salve-se quem tiver.” – SulAmerérica (seguro) – parafraseia o dito: “Salve-se quem puder

Ler ou não ser.” – Siciliano (livraria) – Parafraseia a frase de Shakespeare: “Ser ou não ser”

Anúncios

3 pensamentos sobre “Slogan, a gente vê por aqui (parte 1)

  1. Pingback: Slogan, a gente vê por aqui (parte 2) |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s