Redação 2.0 (parte 1)

A chegada da internet mudou a forma de comunicação, criando outros canais para a publicidade.

As ações de marketing digital buscam o ROI (Return on Investiment), e para isso se vale de qualquer ferramenta da web: o e-mail marketing, os gifts (que estão retornando), os banners, os publieditoriais, os Links Patrocinados, a presença nas redes sociais, etc.

Neste post falarei sobre o e-mail marketing, já que o principal motivo de acesso à internet no Brasil continua sendo o e-mail.

O e-mail marketing é o uso do endereço eletrônico (e-mail) como ferramenta de marketing direto com ótima relação custo x benefício.

Essa ferramenta tem maior consideração pelo texto, pois imagens normalmente são bloqueadas no recebimento. Portanto, o texto deve ser cuidadosamente elaborado.

A redação deve ser concisa, clara e objetiva. A velocidade de informações na internet obriga o redator publicitário a criar brevemente para este meio, mas o crucial é responder o porquê da peça. No e-mail marketing não há espaço para tiradinhas que façam o destinatário pensar muito.

Assim como no texto jornalístico, é recomendável o uso da pirâmide invertida. A informação mais importante, o tema central, está na base, que deve ser a primeira a ser lida, já que 30% do e-mail correspondem ao topo – que é lido pelo endereçado. O usuário de e-mail leva entre 15 e 20 segundos para lê-lo.

Este e-mail mkt criado pela Lalek para a Estação Sol e Lua apresenta em primeiro lugar o logotipo da empresa anunciante. Na sequência, o texto explica o porquê da peça (viajar nos feriados). Os preços estão em seguida.

A Trammit criou para o Big X-Picanha respeitando essa mesma ordem de importância. O porquê (franquia) seguido das provas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s