Redação 2.0 (parte 2)

Como dito no post anterior, a internet revolucionou a comunicação, tornando-se indispensável nas estratégias de marketing e em planos de mídias.

Uma das ferramentas desse jovem veículo é o Link Patrocinado (chamarei aqui de LP), que funciona com o mecanismo de search de buscadores, como Google e Yahoo.

Esse formato de anúncio publicitário permite que uma empresa apareça em posições privilegiadas nas páginas de resultados de buscas. Nesse caso, a única maneira de chamar a atenção do internauta é o texto.

O redator de Links Patrocinados trabalha com limitação desafiadora, pois se deve criar um título em 25 caracteres e o texto em 70 (sendo dividido em 2). Até a URL de visualização deve ser estrategicamente escrita.

Como, normalmente, os LPs têm o objetivo de vender ou de atrair visitantes ao site, o redator deve ser direto, mas se diferenciar dos concorrentes, pois em uma busca vários LPs são apontados.

Quem escreve para LPs deve adaptar o posicionamento da marca/produto/serviço para este formato, pensando sempre na relevância.

Por exemplo, a Brastemp trabalha com o “Não é assim uma Brastemp” e está lançando no mercado uma nova geladeira, que não tem aquela porta convencional, mas tem gavetas. Na campanha, a marca trabalha o design inovador + a praticidade. Suponhamos que o nome seja Drawers.

O usuário busca “modelos de geladeiras”.

O texto do anúncio de LP: “Novo Modelo de Geladeira. A Drawers tem Design inovador que é uma Brastemp. Muito mais prática!”

Veja, no anúncio eu usei o “Desing inovador” e o “prática”, que são as características trabalhadas pelo modelo. Usei o nome do produto (Drawers). Usei o posicionamento da marca (que é uma Brastemp). E por fim, o termo que o usuário buscou (Novo “Modelo de Geladeira”), que faz com que o anúncio seja relevante.

Para entender mais sobre LPs, acesse o blog do AdWords, do Google.

Veja alguns exemplos de LPs:

Os LPs estão do lado esquerdo da tela.

Nesse caso, o primeiro é um LP.

Neste caso, desenharam carros com os caracteres. Porém – segundo um analista de LP – este anúncio é fake, já que não é permitido alguns dos caracteres que compõe o anúncio.

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