Jura dizer a verdade? Nada, além da verdade?

Para a justiça, a testemunha é tão importante que seu depoimento pode levar a condenação ou a salvação de um réu.

Para a publicidade não é diferente. O testemunho de um artista, de um profissional ou de um cliente pode levar ou não ao consumo de determinado produto.

O testemunhal é o depoimento ou o atestado dado por alguém a fim de atribuir credibilidade ao produto/marca/serviço anunciado. Por isso é um dos procedimentos persuasivos mais utilizados na propaganda brasileira.

O testemunho profissional é aquele que apresenta uma pessoa profissionalmente ligada à área do que está sendo anunciado. O nome dessa testemunha deve aparecer junto a sua qualificação profissional ou técnica. Veja o caso deste comercial da Oral B. Um dentista devidamente apresentado (com o número de sua CRM) aconselha uma mulher a usar a marca anunciada.

Já o caso de testemunho de famosos e artistas pode ter vários objetivos, como atribuir nobreza, glamour ou qualidade elevada, apresentar o que se está anunciando como algo de bom gosto, ou apenas influenciar seu consumo, já que algumas pessoas se inspiram em celebridades. Um exemplo é este vídeo do hidratante Monange, estrelado pela Xuxa (que tem muitos anos de vida e uma pele de poucos).

Ou este outro comercial, da F/Nazca S&S, que mostra Fernanda Montenegro e sua filha, Fernanda Torres, lavando roupa com o sabão Ariel Líquido.

Existe também o uso de consumidores e clientes comuns como testemunhas. Esse tipo de depoimento faz com que o público se identifique mais e confie na marca. Veja o filme da Sky. Depois que a Gisele Bündchen fala, consumidores comuns dão seus testemunhos.

Lembre-se: escolher uma celebridade para testemunhar requer uma pesquisa sobre a pessoa, seus atos, seus trabalhos (passados e futuros) e até mesmo pesquisa com o público a fim de saber qual é a sua percepção sobre essa pessoa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s