Ah tá, e eu sou o Washington Olivetto

A ironia é uma figura de linguagem usada para se dizer ao contrário do que se pensa, com o objetivo, entre outras formas, de denunciar, criticar ou censurar.

  • A ironia oral é a disparidade entre a expressão e a intenção: quando um locutor diz uma coisa mas pretende expressar outra, ou então quando um significado literal é contrário para atingir o efeito desejado.
  • A ironia dramática (ou sátira) é a disparidade entre a expressão e a compreensão/cognição: quando uma palavra ou uma ação põe uma questão em jogo e a plateia entende o significado da situação, mas a personagem não.
  • A ironia de situação é a disparidade existente entre a intenção e o resultado: quando o resultado de uma ação é contrário ao desejo ou efeito esperado. Da mesma maneira, a ironia infinita (cosmic irony) é a disparidade entre o desejo humano e as duras realidades do mundo externo. Certas doutrinas afirmam que a ironia de situação e a ironia infinita, não são ironias de todo.

Fonte: wikipédia

Ela pode ser usada como recurso criativo por redatores publicitários, podendo ter vertentes humorística, emotiva ou racional.

Esses anúncios de 2006 criados pela Fallon para a Carta Capital criticam a concorrência do segmento fofoca e celebridade. Por ironizar, o texto mostra que a revista anunciada tem conteúdo interessante, além de selecionar seu público no ato da leitura do título.

Outro exemplo é este anúncio da Pajero, criado, em 1995, pela DM9. O texto de Carlos Domingos critica a política, mas sem deixar de mostrar o segmento do carro anunciado. A peça também já seleciona o público-alvo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s