Estrelas que brilham semânticas

Os redatores publicitários usam constelações semânticas (gancho natural) ou temáticas (gancho forjado) para estruturar seus textos apolíneos. Neste post ficaremos apenas na primeira.

Criar um discurso usando a constelação semântica é usar o gancho natural, ou seja, usar palavras, termos, expressões do universo da marca/produto/serviço anunciado.

Este anúncio do Itaú, escrito por Gabriel Duarte da DPZ, usa apenas palavras e termos de banco e de capacitação profissional. Pronto. É o gancho natural. Clique para ver a peça maior.

Outro exemplo é o anúncio criado pela FAM em 2008 para a marca de polpa e de molho de tomate Jurema. A redação é de Robertson Fajardo.

Percebe-se que em ambos os anúncios não há criação de temas. Os objetos que deram direção aos textos foram os produtos anunciados. Logo mais postarei sobre a constelação temática.

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4 pensamentos sobre “Estrelas que brilham semânticas

  1. Não entendi o anúncio do Banco Itaú.

    O Ctrl + c Ctrl + v dado no texto do “MBA no exterior” e “Programa Summer Job MBA” foi proposital?

    De qualquer forma, parabéns pelo post.

    Curtir

  2. Pingback: Estrelas que brilham temáticas |

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