O melhor amigo da propaganda

Animais são fofos e simpáticos e a publicidade sabe muito bem disso.

Os bichinhos agregam valor a marcas dos mais variados segmentos, inclusive daqueles que eles próprios não são os consumidores.

Algumas vezes animais viram mascotes de produtos, serviços e marcas, principalmente quando o target é infantil. Em outros casos, são mantidos em suas formas naturais. Por quê?

Bem, cada caso tem uma resposta especifica, mas existem explicações gerais. Pode-se usar bichinhos para:

Traduzir uma característica do anunciante, como o caso das pilhas Duracell. Coelhos são conhecidos por serem rápidos, espertos e cheios de energia. O que o consumidor espera de uma pilha? Que ela dure mais por ter mais energia.

Criar gancho com o que se está anunciando, a fim de facilitar sua compreensão. Um exemplo é o case mais famoso da Parmalat: “Somos todos mamíferos”. Escolher animais mamíferos para propagar leite é uma puta sacada. Ainda mais por serem crianças fantasiadas de bichinhos. Tudo muito fofo, como mamães gostam. Isso aumentou o consumo da Parmalat de 14% para 94%.

Ser engraçado. O humor é dos mais antigos artifícios da propaganda e bichinhos podem fazer dar certo. A Folha de S.Paulo percebeu isso e deu logo um jeito de gravar o número 224-4000 nas nossas memórias. Um ratinho magrela de voz chata conseguiu vender os classificados como nenhum jornal conseguiu.

Criar identificação com o target. Muitas marcas voltadas para família usam cachorrinhos como peça da propaganda. Nem sempre eles são os protagonistas, mas estão ali. Muitas casas têm cães e isso faz com que o consumidor identifique sua família na família do anúncio.

Comover o público. Emocioná-lo. Um comercial que mexe comigo toda vez que assisto é o filme “Cachorro” (Campanha de Doação de Órgãos da Santa Casa de São Paulo, criado pela Y&R). O fiel amigo sente o seu dono presente, mas não reconhece o rosto do homem na rua. Este homem recebeu os órgãos do dono do animal. Isso comove, principalmente a quem tem um amigo cão.

Existem outras respostas, mas acho que até aqui está bem.

Algumas propagandas ilustres com animais. Só algumas mesmo, já que elas são intermináveis.

Brahma – Caranguejo

Space-Fox –Cachorro Peixe

Cofap – Cachorro


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s