Vem pra rua que o Gigante acordou

A gente tá acostumado a ver a propaganda usando a cultura popular, mas o contrário é uma das poucas vezes. Alguns comerciais viraram bordões, mas nunca tiveram um papel social. É isso o que está acontecendo agora com os protestos no Brasil inteiro.

Por causa da copa a Fiat lançou a campanha ‘Vem pra rua’. A voz do Falcão, do O Rappa, embalava os intervalos com essa música deliciosa e que gruda na cabeça. Acontece que o termo “Vem pra Rua” virou convite entre os manifestantes. A letra até parece profética (veja inteira aqui).

Outra profecia em forma de propaganda foi o “Keep Walking, Brasil” da Johnnie Walker em 2011. O filme conta a história de um gigante pela própria natureza que acordou (veja aqui). Durante as manifestações, as redes sociais foram invadidas pelo termo ‘O Gigante Acordou‘.

Tá aí: duas campanhas com textos que atingiram o emocional dos brasileiros de alguma forma. Não foi por um simples acaso. Alguém se lembrou delas, especialmente a da JW, que foi veiculada há quase 2 anos. Alguém resgatou as duas campanhas da memória e trouxe à tona, como se elas traduzissem o sentimento do Brasil.

Ter ideias geniais que levam prêmios em Cannes não é só o que a propaganda precisa. Ela precisa de profissionais que sentem a alma do seu público alvo, que sabem o que ele gosta de ouvir e que conseguem traduzir os sentimentos dele.

Parabéns aos profissionais envolvidos. Suas criações, seus trabalhos hoje são vinculados a um movimento histórico do país!

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Vem pra rua que o Gigante acordou

  1. Pingback: Vai ter Copa sim – Como as marcas lidam com o Mundial de Futebol « DR – Discutindo a Redação Publicitária

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s