Segura meu like – Redação nas Mídias Sociais

A nova geração de publicitários pegou o início de um novo tipo de comunicação e enfrentou uma mudança brusca na relação marca x consumidor.

Se antes a marca falava e o consumidor escutava, atualmente o consumidor dita o que a marca diz e rebate, discute e participa.

Nas Redes Sociais nosso discurso é ainda mais delicado, porque a interação com o público é imediata e causa o efeito boca a boca mais eficiente de todos os tempos.

Antes de qualquer coisa devo deixar algo bem claro: as Redes Sociais são consideradas canais de comunicação, mas antes de tudo são sociais, têm fins de relacionamento. Ou seja, a marca que se dispõe ter perfil no Facebook, Twitter, G+ e etc deve ter abertura para discursos informais e menos comercial.

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Na hora de expor o serviço/produto em um post devemos criar a necessidade e o desejo por aquilo, além disso os posts que chamamos de Conteúdo devem ser pensados antecipadamente como uma teia. Por exemplo: Você trabalha para uma empresa de roupas e quer expor um novo vestido amarelo. Antes disso, crie no blog da empresa um post sobre as cores que serão tendência (e dentre elas está o amarelo).

Outra coisa que a empresa deve ser nas Redes Sociais: prestadora de serviço. Dicas, informações e instruções. Exemplo: Para uma empresa de ração, crie posts sobre como hidratar os cães no calor ou dicas para adestrar o animal a fazer xixi no lugar certo. Isso não vende ração, mas faz a sua marca ser referência, ser seguida e entendida do assunto. É o ‘social’ e não o ‘comercial’ que citei acima.

Para criar uma identificação com o público você precisa falar o que ele quer ouvir e humanizar a marca. Exemplo: Para uma empresa de viagem você aproveita a redução do IPI e cria um post dizendo “Já que você vai economizar na compra do carro novo vai sobrar uma grana pra aquela tão sonhada viagem…” – isso, claro, se o público for a classe B ou C. Isso mostra que a marca entende a vida do consumidor e sabe dos esforços dele para alcançar seus objetivos.

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