Vai ter Copa sim – Como as marcas lidam com o Mundial de Futebol

Se depender das marcas, vai ter Copa sim!

Ligue a TV e assista apenas um intervalo. Você será bombardeado por propagandas usando a Copa do Mundo como temática, especialmente se o público do programa for homens.

Lembra quando falamos aqui sobre Constelação temática? Só pra relembrar: é usar um tema que nada tenha a ver com a marca/produto/serviço e “costurá-lo” ao que estamos anunciando. É o que está havendo com o tema “COPA”.

Dois bons exemplos de como as propagandas estão “costurando” o tema:

A FIAT mudou abordagem, mas continua nos convidando pra ir às ruas. A marca diz que a “festa será na rua” e finaliza dizendo que a “FIAT é quem mais entende de rua”.

Rua – A marca chama o consumidor para uma comemoração, para uma festa que será comemorada na rua, local onde seu produto é usado. A rua é o nó dessa costura.

Veja o filme

Havaianas. Como eu curto os comerciais da marca. Sempre irreverente, com histórias boas e sempre um famoso numa posição de gente comum. O filme dessa vez traz o ex-jogador Romário numa loja comprando um par de Havaianas, mas ele pede para separar os pés. Um ele envia para o também ex-jogador argentino Diego Maradona. O filme finaliza com: O pé direito é nosso.

Como sabemos, o termo “pé direito” significa sorte e o “pé esquerdo” significa azar ou algo ruim.

– O principal produto da Havaianas é chinelo (sandália, o eufemismo que faz parte da estratégia de MKT). Chinelo é usado nos pés, que por sua vez é o nó que costura a Copa à marca.

Olha o vídeo 

Não é difícil usar temas na criação de um discurso, só precisamos achar um ponto que se encaixe. Num curso que fiz com o João Anzanello Carrascoza, ele nos disse para criarmos colunas lexicais, ou seja, colunas com palavras chaves do que estará envolvido no seu trabalho. Exemplo:

Havaianas: chinelo, pé, andar, moda, apanhar, etc.

Copa: bola, chuteira, rede, atletas, torcida, sorte, apito, cartão, etc.

Daí, basta ter um universo de conhecimento amplo e ligar as palavras pé e sorte. Conhecendo a cultura local, podemos fazer isso facilmente.

Anúncios

Um pensamento sobre “Vai ter Copa sim – Como as marcas lidam com o Mundial de Futebol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s