Viajando na Redação – Bagagem cultural

Muito se especula sobre ser ou não criativo para ser publicitário, mas se esquecem de que a qualidade principal é a estratégia, pois criatividade por si só não faz um bom profissional. Incluo a técnica nisso, pois se der um bloqueio você saberá se safar.

Além de criatividade, técnica e estratégia, de que precisa um Redator Publicitário para ter sucesso no que faz? Bagagem cultural.

Quanto mais conhecermos coisas diferentes mais assuntos dominaremos, porém um erro que cometemos assim que entramos na faculdade de Publicidade e Propaganda é ler centenas de livros, sites, revistas sobre nossa área: ‘psicologia das cores’, ‘redação publicitária’, ‘branding’, ‘meios digitais’…

Não que não se deve ler, mas não apenas. A criatividade ficará mais aguçada se seu universo for maior. Culinária, geografia, jardinagem, viagens, videogame, animais, moda… Leia, converse, pergunte e descubra áreas das quais você ainda não domina, mas não para ser expert. Para ter bagagem.

Por exemplo, você está lendo este blog agora e não está errado. Leia e tire daqui coisas que você ainda não sabe, discuta se não concorda e sugira algo que saiba, mas não fique só aqui. Vá para um blog sobre psicopatas, sobre religião, sobre decoração, sobre crianças.

Nada do que você leu nesse blog, aprendeu nos livros ou assistiu na aula será válido se sua bagagem estiver vazia. Ninguém viaja por muito tempo assim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s